O que você precisa saber sobre os cuidados com os dentes dos pequenos

A maioria dos bebês vê seus primeiros dentinhos nascerem por volta dos 6 a 9 meses, podendo ser antes ou depois em alguns casos. O mais comum é que o total de 20 dentinhos se desenvolvam até 1 ano e meio. Nessa fase, é muito comum a irritação do bebê que com a coceira na gengiva, causada pelo dente que nasce, pode ser amenizada com mordedores, especialmente os que vão na geladeira, porque a temperatura baixa diminui a circulação sanguínea na região. Se preciso, um especialista ainda pode prescrever medicações tópicas e fitoterápicas para aliviar possíveis incômodos.

Enquanto o bebê tiver apenas os dentinhos da frente, a mãe deve passar no local, fralda de algodão ou gaze seca ou umedecida em água filtrada ou, ainda, uma dedeira, após o bebê mamar. Quando nascerem os primeiros molares (os do “fundão”), por volta dos 14 meses, é obrigatória a introdução da escova de acordo com a indicação da idade. O uso do creme dental também deve ter início nessa fase e o especialista deve orientar se o produto pode conter flúor ou não. É comum as mães se preocuparem com o uso da chupeta, entre outros hábitos de sucção qie podem modificar a posição dos dentes e gerar má-oclusão. As mais comuns são a mordida aberta, quando os dentes de cima não encostam nos de baixo, e a cruzada. Para evitar o problema, prefira mamadeiras e chupetas com bicos ortodônticos, e o ideal é que o hábito termine até 3 anos.

Aos 6 anos de idade se inicia uma nova fase, eles irão caindo naturalmente. Nessa fase, a criança também passa a aprender a escovar os dentes sozinha, com assessoria dos pais. Dos 7 aos 12, os pais fazem apenas a última limpeza, antes de dormir. Isso porque, durante o sono, a produção de saliva reduz e é justamente ela que promove a auto limpeza na boca. E claro, procure sempre um dentista na hora que começarem a aparecer os primeiros dentinhos. Acompanhamento deve ser feito de 6 em 6 meses.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest