Escolher a escova de dentes mais adequada parece uma tarefa complicada. Nas farmácias e supermercados as opções são enormes e não se limitam apenas em qual cor nos agrada mais. A quantidade e dureza das cerdas, o comprimento e flexibilidade da haste, a marca que produz e, claro, se ela é elétrica ou manual.
Os dois modelos têm as suas vantagens e desvantagens e essa decisão é bastante particular. Pessoas com deficiência motora e crianças se adaptam melhor à elétrica. Porém, quem usa aparelho ortodôntico, deve manter a manual, para evitar problemas na hora da limpeza.
Vantagens de cada tipo de escova de dentes
A escova de dentes elétrica tem como principal vantagem a uniformidade dos movimentos. Ao mesmo tempo, ela exige da pessoa cuidado com a pressão na hora da escovação, para não desgastar o esmalte dos dentes.
Por outro lado, a escova manual exige bastante disciplina na hora da limpeza. O cuidado com todos os cantos da boca e a escovação durante dois minutos são os principais desafios. Na questão financeira, a manual leva vantagem, já que sua troca é mais barata, comparada às cerdas de uma elétrica.
Levando em conta tudo isso, uma coisa não muda: o primeiro passo é consultar um dentista. Um profissional vai poder indicar todas as ferramentas, não apenas a escova, mas o creme e o fio dental mais adequados também.
Escova de dentes elétrica x manual pela ciência
A discussão sobre qual o melhor tipo de escova de dentes, se elétrica ou manual, virou assunto de pesquisas científicas também. Um estudo da Universidade de Sheffield, na Inglaterra, apontou que a elétrica é mais eficiente. Já a equipe do Hospital Frenchay, também no Reino Unido, não encontrou nenhuma desvantagem na escova manual.
Independente da escova ideal para o seu sorriso, a profilaxia é indicada a todos pelo menos a cada seis meses. Na SmartClear você faz o procedimento com ultrassom para remoção de tártaro, placa endurecida de alimentos e bactérias que resistem à escovação e higienização diária. Agende a sua agora mesmo neste link!