Sofrer uma fratura dental é uma das piores coisas que pode acontecer com o visual de nosso sorriso. Infelizmente isso é algo comum e que pode acontecer em diversas situações, não é preciso um grande impacto.
Alimentos duros, como pé de moleque ou milho de pipoca, são os principais causadores de fratura dental. Porém, por trás disso existem mais razões para tornar possível o acidente.
“Existem vários fatores que podem causar fratura dentária. Pode ser por trauma, como quedas e acidentes domésticos, enfraquecimento da estrutura dentária por cáries, restaurações múltiplas e tratamentos endodônticos, entre outros”, explica a doutora Thatiane Carvalho.
Sofri uma fratura dental, e agora?
A primeira coisa a fazer se você sofrer uma fratura dental é procurar o pedaço do dente quebrado. “Assim que encontrar o fragmento, o indicado é guardar em leite, água ou soro”, explica Thatiane.
Mas não é porque você encontrou e está cuidando do pedaço quebrado que não há pressa. Qualquer pessoa que passar por essa situação deve procurar imediatamente o dentista para resolver a fratura.
Enquanto isso, se houver sangramento, use gazes no local e lave a boca com água fria. Uma compressa com gelo ajuda em casos de inchaço e ainda alivia a dor no local.
Como evitar dentes quebrados
Como já disse a doutora Thatiane, as causas de fratura são diversas, mas a prevenção não é complicada. “Para evitar fratura, é importante fazer acompanhamento preventivo com um dentista. Além disso, cuidado ao mastigar alimentos duros e abandonar hábitos parafuncionais (morder objetos, abrir garrafas com os dentes, roer unhas) também ajudam na diminuição de riscos”.
Caso sofra com uma fratura dental, a SmartClear está preparada para resolver o seu problema. Temos estrutura completa para atender em qualquer área da Odontologia. Conheça mais sobre os nossos serviços disponíveis e agende uma avaliação agora mesmo por este link!