Como saber se preciso de uma gengivoplastia?

Aqui no blog da SmartClear nós já passamos o Guia Básico da Gengivoplastia, com as principais informações sobre o procedimento. Agora vamos detalhar um pouco mais, apresentando os problemas que levam as pessoas a realizar essa correção.

Sorriso Gengival

Esse é o motivo mais comum entre os que levam pacientes para os consultórios odontológicos. Caracteriza-se principalmente pela exposição de 4 mm ou mais da gengiva ao sorrir. Os pacientes com essa condição costumam ter problemas como insegurança e vergonha ao sorrir, levando a dificuldades no convívio social.

Para diagnosticar o sorriso gengival, o dentista realiza alguns exames, avaliando os pontos faciais de referência, com auxílio de radiografias e fotos, e verificando a proporção de cada dente.

Retração Gengival

Trata-se de um deslocamento da gengiva que ocasiona a exposição da raiz do dente. Isso faz com que a proporção entre dente e gengiva fique desequilibrada, trazendo problemas estéticos. A longo prazo, também causa sensibilidade e outras consequências para a saúde bucal.

A retração gengival acontece normalmente por problemas de higiene bucal, como falta de escovação ou traumatismo no uso de escovas de cerdas grossas. Há também o trauma oclusal, ou seja, a aplicação de força excessiva sobre os dentes. Isso geralmente é resultado de mal posicionamento dos dentes ou algum procedimento odontológico realizado sem o sucesso esperado.

Pré-requisitos para uma Gengivoplastia

Bom, agora você já consultou um dentista e confirmou que possui sorriso gengival ou retração gengival. O que falta para passar pela Gengivoplastia?

Para que o procedimento tenha mais chances de sucesso, qualquer periodontite (doenças da gengiva) deve estar curada. Além disso, o biofilme dentário (placa bacteriana que se aloca na gengiva) também não pode existir. Aos pacientes fumantes, recomenda-se ficar um período sem fumar. Ou seja, a higiene oral em dia é importante antes de fazer uma plástica gengival.

A Gengivoplastia só é contraindicada em casos de pessoas com diabetes ou hipertensão, assim como portadores de HIV com a carga viral fora do limite seguro e mulheres grávidas.

De todas as formas, o primeiro passo é procurar um dentista, que vai analisar o seu caso e recomendar o melhor tratamento para você. Agende uma avaliação na SmartClear, nossa equipe está pronta para te dar o sorriso que sempre sonhou!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest